domingo, 4 de dezembro de 2011
4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação –
O autor Sílvio P. Costa em seu texto: “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” mostra a realidade das escolas de Florianópolis que não é muito diferente das escolas de nossa cidade. Assim como lá, as escolas daqui, a maioria possuem acesso a computadores, máquina fotográfica digital, internet, jornais, revistas, gibis,entre outro recursos, a meu ver ainda é necessário o maior envolvimento dos professores nas formações para fazer uso destes recursos na prática pedagógica., levando em conta que a utilização destes recursos com os alunos facilita a aprendizagem. Nas escolas em que atuo, vários Professores desenvolvem Projetos utilizando os recursos tecnológicos, acredito que estamos no caminho certo de que não há retrocesso, pois as tecnologias estão presentes na vida de todos e na escola não é diferente, por isso é necessário o professor adequar a sua metodologia à utilização destes recursos. Em minha disciplina de Educação física, desenvolvo vários projetos utilizando as tecnologias, também utilizo softwares educativos que estimula a criatividade dos alunos, também são orientadas pesquisas monitoradas na internet, leitura e interpretação de notícias lidas em revistas e jornais. Por exemplo, desenvolvi o Projeto: Bullying, para discutir esta temática com meus alunos, utilizei alguns vídeos do youtube, além de pesquisa, a utilização de vídeo enriquece muito as aulas, pois os alunos se concentram, a produção áudio visual é um grande incentivo para chamar a atenção dos alunos, o Projeto foi muito bom e os objetivos propostos foram alcançados. Este curso das TIC, tem contribuído muito para aprimorar minha prática pedagógica, pois enquanto educador devemos estar sempre em busca de novos conhecimentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário